O Fenômeno de Raynaud piora no frio: VERDADE!
O Fenômeno de Raynaud (FRy) é o resultado de uma vasoconstrição exagerada dos vasos em reação a estímulos de frio ou estresse? Muito comum nessa época do ano, nos dias mais frios, quando observamos a mudança da coloração das extremidades com palidez, rouxidão (cianose) seguida de vermelhidão, principalmente em mãos e pés.
Ele pode ser primário, quando constitui apenas uma característica do paciente, ou secundário, quando pode haver o diagnóstico de uma doença reumatológica em conjunto. O FRy pode ocorrer muitos anos antes do início dos sintomas da doença reumatológica, sendo a mais comum a esclerose sistêmica. Também ocorre frequentemente em outras, como a doença mista do tecido conectivo e a dermatomiosite.
E como saber se ele é primário ou secundário, quando ainda não se tem nenhum outro sintoma de doença reumatológica? A capilaroscopia periungueal é o melhor exame para isso! O FRy secundário apresenta alterações bem típicas ao exame, como a diminuição do número de vasos, o aumento do seu calibre, alteração de seus formatos, pequenas hemorragias e espaços sem vasos.
Dra. Renata Miossi
Reumatologista em São Paulo
Atende na Quíron Reumatologia