Osteoporose causa dor: MITO!!!

Osteoporose é uma doença muito prevalente em idosos e nas mulheres após a menopausa. A mudança hormonal que ocorre na menopausa leva a um desequilíbrio entre as células que formam e desgastam o osso, levando a um predomínio das que desgastam o osso. Apenas o desgaste ósseo não leva a dor, porém leva a um risco aumentado de fraturas. Caso o paciente apresente alguma fratura, aí sim a dor estará presente. O importante é iniciar o tratamento antes que a fratura aconteça! Pois uma fratura de fêmur, por exemplo, necessita de cirurgia para correção e esta não é isenta de riscos.
Muitos pacientes que têm osteoporose, também têm artrose, e por isso sentem dores articulares. A associação é comum pois as duas doenças: Osteoporose e Artrose são muito prevalentes. Por isso a dúvida é frequente!
Como a Osteoporose no início é uma doença assintomática, os pacientes de alto risco (idosos, tabagistas, mulheres após a menopausa e usuários de corticoides) devem realizar o rastreamento com um Raio-X de coluna e Densitometria óssea. Mas calma, a osteoporose tem tratamento, e este pode evitar fraturas e cirurgias no futuro!
Muitos profissionais podem acompanhar e tratar a osteoporose, um deles é o Reumatologista.

Dra. Michelle Ugolini Lopes – Reumatologista em São Paulo Atende na Quíron Reumatologia