A Importância do Ultrassom Articular com Power Doppler na Reumatologia

O tratamento atual para a artrite reumatoide é frequentemente dirigido com o objetivo se atingir remissão da doença precocemente. Dentre os exames de imagem utilizados, a radiografia é um método que pouco auxilia na detecção precoce de lesões. A ressonância magnética é ótima para avaliar erosões iniciais, porém seu elevado custo torna a solicitação frequente do exame inviável. A ultrassonografia é um método atraente por conta de seu baixo custo, ausência de radiação e rapidez de execução. A recente introdução da ultrassonografia na especialidade de reumatologia sugere que a prática clínica habitual de diagnóstico e tratamento possa vir a mudar num futuro próximo, trazendo maior precisão e eficácia.

A maioria dos exames solicitados ao reumatologista está ligada ao processo de diagnóstico ou ajuste terapêutico de atividade inflamatória sinovial – em especial na artrite reumatoide. Os aparelhos com transdutores de alta frequência permitem facilmente avaliar sinovite e quantificar inflamação pelo Power Doppler nestes pacientes. Além disso, o ultrassom com Power Doppler é um método válido para monitoramento da resposta à terapia biológica na artrite reumatoide.

Outras solicitações frequentes ao reumatologista incluem detecção de erosões, procedimentos de aspiração e/ou infiltração articular, entesopatias, apoio diagnóstico de síndrome de túnel do carpo, investigação de artropatias microcristalinas e até mesmo controle de inflamações de glândulas salivares em síndrome de Sjögren e avaliação de vasculites.

Referências

Dr. Nilton Salles