Você sabe o que é Síndrome Miofascial?

Muitas vezes confundida com fibromialgia, é uma causa comum de dor no músculo caracterizada pela presença de pontos gatilhos (“trigger points”). São nódulos ou locais de contração do músculo hipersensíveis que tende a piorar com o esforço físico e o estresse e geram dor em regiões afastadas ou vizinhas. Quando estimulado pelo médico, a dor é referida em uma área distante (dor que ¨corre¨ para outro local).

Geralmente ocorre pelo estresse excessivo sobre os músculos (movimentos repetitivos, condicionamento físico inadequado, postura inadequada, trauma, distensão muscular, estresse emocional e mesmo por roupas apertadas) e pode estar associada a outras doenças, inclusive as reumatológicas.

Ocorre em ambos os sexos, pode ocorrer em qualquer pessoa, mais comumente observada em atletas, em indivíduos ansiosos e com vícios de postura.

O diagnóstico é clínico, sendo que muitas vezes não é necessário nenhum exame complementar (exame de sangue, radiografia, etc).

O tratamento consiste na identificação de fator causal e sua correção. É importante a identificação de vícios de postura e de movimentos durante o dia a dia.

Entre algumas opções de tratamento, a eliminação dos pontos gatilhos através de agulhamento, com ou sem anestesico (lidocaína, por exemplo) e corticoide, é eficaz em grande parte dos casos.

Envolve a inserção de uma pequena agulha para desativar o ponto gatilho e aliviar a dor. Geralmente, após um período curto de tratamento, o paciente tem alívio por um bom tempo. O procedimento leva poucos minutos e pode ser feito no consultório. Numa única consulta, vários locais podem ser tratados.

Referências:

  1. http://www.reumatousp.med.br/para-pacientes.php?id=40761836&idSecao=18294311
  2. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2015001000861&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Dr. Fernando Henrique Souza