Jogos Olímpicos, atividade física e saúde cardiovascular

As Olimpíadas Rio2016 inegavelmente superaram as expectativas e ajudaram a  resgatar o clima de entusiasmo, patriotismo e orgulho que estava adormecido no brasileiro. Certamente um dos legados importantes mais importantes, ainda que passageiro, é o incentivo a prática esportiva. Dados recentes apontam que quase 46% da população brasileira é sedentária. Que tal aproveitar o clima olímpico e começar a nos movimentar agora?

Atividade física pode e deve ser praticada em todas idades pois ela traz melhora global na saúde física e mental.  Os benefícios para o coração e vasos sanguíneos são enormes, reduzindo o risco de infarto do miocárdio, AVC (derrame), melhora nos níveis  de pressão arterial e colesterol dentre outros.

A Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda que a avaliação clínica para atividades esportivas deve ser realizada em todas as pessoas que queiram iniciar a atividade física com reavaliações periódicas. Nessa avaliação o cardiologista fará história clínica e exame físico completos associados a outros exames (como o eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico) de acordo com a necessidade de cada pessoa, objetivando identificar doenças cardiovasculares que sejam potencialmente graves e fatais desencadeadas pelo exercício, além de orientar a correta prescrição e a intensidade dos mesmos.

Atividade física faz bem e é necessária! Mas antes de iniciar, procure seu cardiologista para que ele avalie suas condições físicas de forma segura e te ajude a conhecer e superar seus limites a cada dia.
Referências:

  1.  Ministério do Esporte. Portal Brasil. 
  2.  Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. Arq Bras Cardiol. 2013.
  3.  American Heart Association 

Dra. Thais Pinheiro Lima